terça-feira, 27 de setembro de 2011

Revista TV Escola

As novas tecnologias da informação e comunicação chegaram para nos inserir definitivamente na era do trabalho coletivo. A matéria de capa desta edição aborda os programas de formação que estão aí para alinhar a escola com esta dinâmica revolucionária.

A seção Mundo Virtual apresenta o Portal da TV Escola, que disponibiliza online os vídeos exibidos no canal e disponibiliza um leque de propostas para sua utilização em sala de aula. Viajamos pelo Brasil para mostrar as escolas finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Em Rondônia, vimos de perto as razões pelas quais as escolas da região se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 Fonte : http://tvescola.mec.gov.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O MEC (Ministério da Educação) vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano.


Informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."
O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. "Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria."
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
"O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets."
Fonte: Info Exame

sábado, 10 de setembro de 2011

Sala de aula digital e professor de alta tecnologia , Um sonho Possível

SE OS olharmos parágrafo Dados apontados Pelo Banco Mundial, a Educação no Brasil JÁ UMA Apresenta melhora estimulante. Afinal, Somos o País Que Mais rapidamente aumentou um. Escolaridade Média da População Entre 1990 e 2010, Passando de 5,6 par 7,2 Anos, tomando o Recorde Que era da China Tambem Somos UM dos paises com o Maior Avanço no Aprendizado dos Alunos, Conforme medido Pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no periodo de 2000 a 2009. Mas Como sabemos, ainda HÁ UM Longo Caminho Pela Frente, repleto de Desafios parágrafo Que realmente tenhamos UMA Educação de Melhor Qualidade.
Em Busca de Melhorias os tais, está online Análise los, sem Congresso, hum Conjunto de Metas da Educação brasileira parágrafo OS Próximos 10 Anos, o Plano Nacional de Educação (PNE). Entre como varias PROPOSTAS, CONSTA um Melhoria da Qualidade dos Ensinos Médio e fundamentais EO aumento dos Recursos aplicados nd área - Medidas Que inclusive JÁ foram anunciadas Pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, Prioridades Como. Em meio um tais avanços, está online o Desafio de encontrar forma de ensinar UMA alinhada à era digital, Tema Que incendeia debates e vai Muito ALÉM das Questões de Investimento, Passando, definitivamente, Pela Formação do professor, algoritmos Que É, NA MESMA Medida, decisivos na e desafiador ..

Afinal de contas, Como si só Dá o USO da Tecnologia em sala de aula? Ela atrapalha Ajuda UO? A IDEIA de manter Vários Alunos atentos de Todos os dias, Por Pelo Menos Cinco horas, somente com OS Recursos Tradicionais, Parece nao casar com um Eficiência Mais Que precisamos. Hoje, muitos Alunos temperatura Acesso à internet, em Casa UO los lan houses , Fazendo com Que Aulas Completamente "analógicas" nao sejam estimulantes.

A Solução Mais Rápida, entao, séria democratizar o Acesso à internet. Mas apenas séria Isso mesmo? Verdade e Bem Que Dois Estudos inéditos demonstraram Como uma Tecnologia ajudou um como melhorar notas. A Fundação Carlos Chagas, Por Exemplo, concluiu UMA Avaliação dos Estudantes das Escolas Públicas do Município de São José de Freitas (PI), Que DESDE 2009 estudam com o Apoio de lousas Interativas, laptops e softwares Educativos pessoas físicas. De acordo com O Trabalho, OS Alunos melhoraram SUA Média de Matemática los 8,3 Pontos, enquanto OS Que nao usaram uma Tecnologia avançaram apenas 0,2 pontos.

O Segundo Caso, da Unesco, avaliou o Desempenho de Alunos de Escolas Públicas de Hortolândia (SP), Que usaram salas de aula com lousa digital e Computador Por Aluno da UM. O Avanço FOI Duas de um Sete vezes Maior los Relação EAo Colegas Que estavam los salas comuns. Não entanto, Como Toda Questão Dois Lados temperatura, ha de si ressaltar UMA Pesquisa do Ministério da Educação do Brasil, mostrou Opaco Opaco Opaco Alunos estudaram Anos Por Três los Escolas com Computador estavam Pelo Menos SEIS Meses atrasados ​​no Aprendizado los Relação EAo Outros.

Dessa forma, FICA uma Questão: o Sucesso parágrafo Que Haja Melhorias no Aprendizado Depende apenas da Tecnologia? Nao. Definitivamente, nao adianta substituir Caderno notebook por e Quadro verde Por lousa digital de Estratégia e SEM CONTEÚDOS, SEM UMA aula preparada Pelo professor de uma forma contemplar uma Tecnologia. Nao HÁ Dúvidas, o Sucesso da era digital do ensino ocorrerá somente quando ocorrerem simultaneamente Duas Ações: a inserção da Tecnologia nd sala de aula e hum professor Preparado parágrafo explora-la ao Lado Alunos de SEUS.

Para finalizar, vale trazer um par DISCUSSÃO um Pesquisadora do Ministério da Educação do Brasil (MEC), Elza Cruz, candidata AO Título de PhD no Curso de Design e Tecnologia da Universidade instrucional Tecnológica de Virgínia (EUA). Para ela, nao significa disponibilizar Tecnologia implementa-la de forma Eficaz, env HÁ UMA grande Diferença Entre Seu OSU nenhum dia um dia e Como UMA Ferramenta instrucional. Ou SEJA, hum professor Precisa serviços Preparado, de Preferência ainda Durante Seu Processo de Formação, par o OSU Dessa Ferramenta los sala de aula. Quando ISSO nao Acontece, o resultado frustrante é.

Fazer compras pela Internet UO Acessar como Redes Sociais nao São Critério parágrafo si alguem dizer Que está offline pronto par lecionar los hum Ambiente digital. A Tecnologia Aplicada à Educação e significativa e envolva Conhecimento NAS Áreas de Teoria de ensino e Aprendizagem Associados AO USO de Tecnologia da Comunicação. Inserir o USO das Novas possibilidades Digitais nd Formação do professor SE FAZ imprescindível e desen serviços UMA exigência dos Programas de Instituições de ensino. Somente quando uma Tecnologia Chegar à sala de aula EO professor estiver pronto parágrafo Fazer o Seu Melhor OSU, Que É uma Educação poderá SUA TRAJETÓRIA Mudar Rumo hum um novo Padrão de Qualidade.

Vivian Manso e Especialista em Tecnologia Educacional.
Sala de aula digital e professor de alta tecnologia , Um sonho Possível SE OS olharmos parágrafo Dados apontados Pelo Banco Mundial, a Educação no Brasil JÁ UMA Apresenta melhora estimulante. Afinal, Somos o País Que Mais rapidamente aumentou um. Escolaridade Média da População Entre 1990 e 2010, Passando de 5,6 par 7,2 Anos, tomando o Recorde Que era da China Tambem Somos UM dos paises com o Maior Avanço no Aprendizado dos Alunos, Conforme medido Pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no periodo de 2000 a 2009. Mas Como sabemos, ainda HÁ UM Longo Caminho Pela Frente, repleto de Desafios parágrafo Que realmente tenhamos UMA Educação de Melhor Qualidade. Em Busca de Melhorias os tais, está online Análise los, sem Congresso, hum Conjunto de Metas da Educação brasileira parágrafo OS Próximos 10 Anos, o Plano Nacional de Educação (PNE). Entre como varias PROPOSTAS, CONSTA um Melhoria da Qualidade dos Ensinos Médio e fundamentais EO aumento dos Recursos aplicados nd área - Medidas Que inclusive JÁ foram anunciadas Pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, Prioridades Como. Em meio um tais avanços, está online o Desafio de encontrar forma de ensinar UMA alinhada à era digital, Tema Que incendeia debates e vai Muito ALÉM das Questões de Investimento, Passando, definitivamente, Pela Formação do professor, algoritmos Que É, NA MESMA Medida, decisivos na e desafiador .. Afinal de contas, Como si só Dá o USO da Tecnologia em sala de aula? Ela atrapalha Ajuda UO? A IDEIA de manter Vários Alunos atentos de Todos os dias, Por Pelo Menos Cinco horas, somente com OS Recursos Tradicionais, Parece nao casar com um Eficiência Mais Que precisamos. Hoje, muitos Alunos temperatura Acesso à internet, em Casa UO los lan houses , Fazendo com Que Aulas Completamente "analógicas" nao sejam estimulantes. A Solução Mais Rápida, entao, séria democratizar o Acesso à internet. Mas apenas séria Isso mesmo? Verdade e Bem Que Dois Estudos inéditos demonstraram Como uma Tecnologia ajudou um como melhorar notas. A Fundação Carlos Chagas, Por Exemplo, concluiu UMA Avaliação dos Estudantes das Escolas Públicas do Município de São José de Freitas (PI), Que DESDE 2009 estudam com o Apoio de lousas Interativas, laptops e softwares Educativos pessoas físicas. De acordo com O Trabalho, OS Alunos melhoraram SUA Média de Matemática los 8,3 Pontos, enquanto OS Que nao usaram uma Tecnologia avançaram apenas 0,2 pontos. O Segundo Caso, da Unesco, avaliou o Desempenho de Alunos de Escolas Públicas de Hortolândia (SP), Que usaram salas de aula com lousa digital e Computador Por Aluno da UM. O Avanço FOI Duas de um Sete vezes Maior los Relação EAo Colegas Que estavam los salas comuns. Não entanto, Como Toda Questão Dois Lados temperatura, ha de si ressaltar UMA Pesquisa do Ministério da Educação do Brasil, mostrou Opaco Opaco Opaco Alunos estudaram Anos Por Três los Escolas com Computador estavam Pelo Menos SEIS Meses atrasados ​​no Aprendizado los Relação EAo Outros. Dessa forma, FICA uma Questão: o Sucesso parágrafo Que Haja Melhorias no Aprendizado Depende apenas da Tecnologia? Nao. Definitivamente, nao adianta substituir Caderno notebook por e Quadro verde Por lousa digital de Estratégia e SEM CONTEÚDOS, SEM UMA aula preparada Pelo professor de uma forma contemplar uma Tecnologia. Nao HÁ Dúvidas, o Sucesso da era digital do ensino ocorrerá somente quando ocorrerem simultaneamente Duas Ações: a inserção da Tecnologia nd sala de aula e hum professor Preparado parágrafo explora-la ao Lado Alunos de SEUS. Para finalizar, vale trazer um par DISCUSSÃO um Pesquisadora do Ministério da Educação do Brasil (MEC), Elza Cruz, candidata AO Título de PhD no Curso de Design e Tecnologia da Universidade instrucional Tecnológica de Virgínia (EUA). Para ela, nao significa disponibilizar Tecnologia implementa-la de forma Eficaz, env HÁ UMA grande Diferença Entre Seu OSU nenhum dia um dia e Como UMA Ferramenta instrucional. Ou SEJA, hum professor Precisa serviços Preparado, de Preferência ainda Durante Seu Processo de Formação, par o OSU Dessa Ferramenta los sala de aula. Quando ISSO nao Acontece, o resultado frustrante é. Fazer compras pela Internet UO Acessar como Redes Sociais nao São Critério parágrafo si alguem dizer Que está offline pronto par lecionar los hum Ambiente digital. A Tecnologia Aplicada à Educação e significativa e envolva Conhecimento NAS Áreas de Teoria de ensino e Aprendizagem Associados AO USO de Tecnologia da Comunicação. Inserir o USO das Novas possibilidades Digitais nd Formação do professor SE FAZ imprescindível e desen serviços UMA exigência dos Programas de Instituições de ensino. Somente quando uma Tecnologia Chegar à sala de aula EO professor estiver pronto parágrafo Fazer o Seu Melhor OSU, Que É uma Educação poderá SUA TRAJETÓRIA Mudar Rumo hum um novo Padrão de Qualidade. Vivian Manso e Especialista em Tecnologia Educacional.