sábado, 26 de maio de 2012

MUAN


Muan é um sistema open source para animação quadro-a-quadro, desenvolvido e compatível com o sistema operacional Linux. Foi concebido pelo Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, e desenvolvido pelo IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da IBM.

Sua interface gráfica permite a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações, utilizando câmeras de vídeo ou webcams conectadas ao computador. Por ter sido elaborado para propósitos educacionais, MUAN é simples e fácil de operar, contendo funcionalidades que atendem tanto aos iniciantes quanto aos animadores profissionais.

Através do sistema MUAN, torna-se possível gravar imagens fixas em sequência e editá-las no mesmo ambiente, com uma interface intuitiva e rápida performance. A instantaneidade favorece a espontaneidade e criatividade do trabalho de animação. O MUAN não cria ou edita as imagens em si: está focado na manipulação do sequenciamento de imagens, conceito até então abstrato para um leigo em animação. A concepção do sistema levou em conta todas as necessidades detectadas em anos de prática da equipe do ANIMA MUNDI na realização de oficinas.

O Muan pode ler e escrever arquivos de animação nos formatos avi e mpg, ou como uma lista de imagens nos formatos jpg ou ras, o que torna seu uso bastante flexível e de fácil interação com outros aplicativos de vídeo, mesmo que sobre sistemas operacionais diferentes.

O Muan 9.0 esta disponível para instalação em .rpm (Mandriva, Fedora, etc...), .deb (Debian, Ubuntu, etc...) e os fontes, que podem ser compilados em qualquer distribuição.

Já vem instalado no Linux Educacional 3.0
Iniciar / Graficos/ Muan

Para instalar no Linux Educacional 3.0, vá em 
1º passo ------- Iniciar / adicionar e remover programas (adept)
2º passo ------- Digite Muan em busca
3º passo ------- Seleciona o programa e manda fazer a instalação.

Para acessar o programa depois de instalado va em:
Iniciar / Graficos / Muan

fonte:http://www.4shared.com/get/wY78GSad/muan-pt_90-2_i386.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário